lundi, novembre 26, 2007

da dificuldade de aprender a ensinar

faltando poucas semanas para eu me formar como uma 'arte-educadora', paro pra refletir sobre o ensinar, o aprender, e meus últimos quatro anos universitários.

sobre meus aprendizados, foram muitos, mas sem dúvida muito menos do que eu precisava. mas algumas coisas aprendi bem, principalmente os exemplos de como não ser, tanto como professor, como pesquisador, como pessoa. sem brincadeira. eu tive muitos professores arrogantes, picaretas, egocêntricos, e daí pra baixo...
mas alguns poucos e ótimos exemplos eu também tive, ainda bem. alguns que instigavam, que refletiam, que bagunçavam, como é bom.

mas a boa bagunça tem hora pra acabar? como organiza-la, como buscar nela pensamentos, respostas, caminhos... isso que é difícil.
eu não tenho pretensão agora de passar pro outro lado, de ensinar, ser professora. até acho que essa poderia ser uma forma de organizar as experiências, e encontrar os tais caminhos... mas seria um baita trabalho, já que os aprendizados pra isso, como eu disse, foram menos do que o necessário.
e diante desse não-encontro, ou até mesmo frustração, parti pra outro caminho. um caminho musical e operacional, que tem me instigado e colocado pra frente. pra mim é triste dizer isso, porque minha paixão por educação sempre foi muito grande, e não quero soterrá-la, deixa-la pra trás. preciso reencontra la.

por isso a partir daqui quero buscar as bifurcações e intersecções desses caminhos. aproxima los.
não me deixem desaprender isso....

Aucun commentaire: