vendredi, novembre 09, 2012

afro-metal

Essa semana o trio Metá Metá, formado por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França, lançou virtualmente o segundo e aguardado álbum MetaL MetaL.

A brincadeira e referência ao gênero do rock surgiu durante os shows do primeiro disco quando ampliaram a formação original - voz, violão e sax - incluindo baixo, percussão e bateria, formando uma versão mais "pesada" do Metá.

Mas a nova formação não deu apenas mais peso a sonoridade, ela possibilitou ampliar a linguagem musical do trio e trazer novas referências ao tema, que permanece o mesmo: o universo musical afro-religioso brasileiro.

Desde os "Os Afro-sambas" de Baden e Vinícius que esse universo é constantemente referenciado na canção popular brasileira, mas desde 1966 não havia um álbum inteiro dedicado ao tema, e tão feliz e ousado como MetaL MetaL.

O violão de Kiko Dinucci, muitas vezes relacionado à Baden por sua forma percussiva, agora divide espaço com uma guitarra que parece receber o mesmo tratamento dedilhado, percussivo e até arranhado, com referências da guitarrada paraense e de ritmos africanos. O mesmo acontece com Thiago França que une ao sax e flauta, sintetizadores e o sopro eletrônico do EWI.

Esses ritmos africanos estão muito presentes nesse álbum, do afrobeat nigeriano na faixa 'Logun', a um clima etíope que lembra o trabalho de Mulatu Astatke na 'Man Feriman' até a doce canção 'Cobra Rasteira' que tem ares cabo verdianos.

Cantigas de domínio público tradicionais nos terreiros de candomblé unem-se a composições de Kiko e de sua parceria com Douglas Germano, algumas já gravadas anteriormente como 'São Jorge' e 'Rainha das Cabeças' que foram ganhando novo corpo e vigor nos shows. A temática das letras são os Orixás - Exu, Iansã, Ogun, Oxum, Logun Edé e Orunmila estão representados em canções que seguem os moldes dos cantos religiosos de adoração e celebração, inclusive escritos também na língua iorubá.

A celebração é intencional, as músicas são quase todas fortes, agressivas, com andamentos rápidos, parecendo ser feitas para a catarse coletiva. E o canto de Juçara Marçal que passeia incrivelmente pelos diversos climas e tons é que transporta e compartilha a todos essa catarse. A atitude e a força do disco é que vem do rock, do heavy metal!

E fechando o álbum a canção 'Tristeza Não' de Alice Ruiz e Itamar Assumpção, que apesar de fugir da temática do disco, acentua o metal e encerra com uma grande homenagem ao cantor que é referência para o trio.

"Cantar como quem resiste
Resistir como quem deseja
Meu versejar seja
Sorriso que te visite
A brisa que te beija
E que te festeja"


E Viva o MetaL!


O disco está disponível para download no site: http://www.kikodinucci.com.br/




* texto publicado hoje no Uia

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