jeudi, mars 17, 2011

Um show pra viagem


Se você gosta de música, cinema, improviso e espontaneidade, vai gostar desse projeto, ou melhor, desses projetos.

Take Away Show é um deles. Idealizado pelo cineasta e documentarista francês Vincent Moon (www.vincentmoon.com) para o site La Blogotheque (www.blogotheque.net), o projeto produz vídeos musicais para a web desde 2006. Não são considerados videoclipes, o registro ocorre de forma improvisada, sem grandes edições ou orçamentos e em lugares inusitados como na rua, em restaurantes, no topo de prédios, etc.

Pela descrição talvez você se lembre do site brasileiro Música de Bolso (www.musicadebolso.com.br), e realmente são propostas muito parecidas, a diferença é que Vincent produz vídeos mais artísticos com qualidade de som e imagem impecáveis. Nesses anos de projeto mais de 200 episódios foram publicados, registrando bandas como R.E.M., Arcade Fire, The National, Sigur Rós, Andrew Bird, Yo La Tengo e muitas outras, muitas mesmo. Tem material para horas de diversão, e com bandas que você provavelmente nunca ouviu falar.

Recentemente Vincent deu início a um novo projeto, chamado Temporary Areas (www.temporaryareas.com) , onde ele leva a estética dos Take Away Shows em suas viagens pelo mundo. Entre os lugares que participaram estão Copenhagen, Shangai, New York, Jerusalém, Buenos Aires e o Brasil. Isso mesmo, entre novembro do ano passado e janeiro Vincent esteve no país e selecionou nomes como Tom Zé, Elza Soares, Jorge Mautner, Ney Matogrosso, Dona Inah, Thiago Pethit, a banda Holger e outros. Os vídeos estarão disponíveis em seu site em breve. Até lá você pode assistir os registros que o cineasta fez do Curumin e sua banda em uma turnê em NY em 2009, ou qualquer outro entre as centenas de opções. E no dia 24 de março haverá exibição do filme An Island, de Vincent Moon sobre a banda dinamarquesa Efterklang na Biblioteca Viriato Corrêa na Vila Mariana.

Solte o play e divirta-se!

Recess Sessions, volume 1 _ Curumin part 1 from Vincent Moon / Petites Planetes on Vimeo.




** texto publicado no Uia Diário dia 21 de fevereiro.

Aucun commentaire: