samedi, mai 15, 2010

virou

estou meio revoltada com a Virada CUltural deste ano, que tem uma programação bem regular, um orçamento absurdo de 8 milhões, e que desses, boa parte é remanejada de um projeto importante de revitalização de um dos espaços que mais se produz cultura na cidade, e o ano inteiro, que é a Praça Roosevelt (que precisa de mais iluminação, mais segurança, etc etc...).
É um dinheiro gasto como propaganda política, para alavancar a carreira de alguns. E ninguém lembra que, como nos anos passados, os gastos de dois dias zeram o caixa da secretaria, e o restante do ano é quase inexistente de cultura na cidade. Nada acontece nos CÉUs (isso durante o ano todo), os Teatro da prefeitura oferecem bilheteria aos grupos selecionados, cachê que é bom ninguém vê mais até o fim do ano.

fora que a programação deixou de fora alguns dos nomes que mais atuam na cidade, cadê o Kiko Dinucci, o Romulo Froes, Cidadão Instigado, a lista é enorme, mas só tem velharia... ABBA??! Vanusa? Jair Rodrigues de novo? pô eu sei que precisa ser diversificado, precisa agradar a todos, mas precisa dar mais oportunidade aos novos ao invés de ficar repetindo hits da década de 60.

é verdade que o clima é ótimo, todo junto curtindo o centro da cidade. mas fico pensando se não é melhor fazer shows gratuitos no centro todos os fins de semana do ano, e realmente assim criar um hábito nos cidadãos, de consumir cultura, de tornar o centro um espaço mais democrático e menos distante das pessoas.

enfim, um desabafo. ano de eleições é assim. vai chegando e eu vou me sentindo deprimida, chocada, enquanto vou percebendo que vai tudo se repetir outra vez.
é, são paulo.

Aucun commentaire: