mercredi, avril 18, 2007

5 COISAS BOAS pra se fazer em RECIFE

A convite da Ana listarei aqui cinco lugares que gosto muito em Recife, e Olinda (confesso que ultrapassei os limites municipais).
Pra mim foi difícil pensar, já que vivo em São Paulo a quase nove anos e minhas visitas a Recife quase sempre são na época das festas: ano novo, carnaval o que traz uma experiência da cidade muito particular, diferente do resto do ano; por isso depois vale a idéia de fazer um "5 coisas boas pra se fazer em recife NO CARNAVAL!".
Mas vamos lá! Como a Ana aderiu a uma perfeita programação de sexta-feira, a minha vai ter mais a cara de um sábado, mas como boa parte dos programas incluem gastronomia não sei se daria pra fazer tudo num dia só.

Primeira parada: Praia de Boa Viagem
eu sei que tem tubarão, que é perigoso, mas por minha memória infantil não podia faltar.
A praia é bonita, limpa e tem uma coisa imperdível: caldinho de feijão! Eu sei que essa idéia de caldinho na praia assusta muito os "sulistas" de cá, mas não tem coisa melhor, sentar numa cadeira, com guarda-sol, um caldinho de feijão completo (que vem com ovo de codorna, charque, milho e ervilha) e por que não uma cervejinha gelada? dilícia!
Mas pra quem não curte, tem também queijo coalho na brasa, ostra (de itapissuma), camarão, abacaxi cortadinho e outras iguarias. Na saída uma água de côco no calçadão.

Bom, o caminho até a próxima parada deveria valer como um programa à parte... Optando pelo mais longo e mais bonito, via centro, bairro do recife onde você vê os antigos armazéns do porto, os prédios históricos, o marco zero e o monumento de brennand (carinhosamente apelidado de bilolão do brennand)... E mais quinze minutos você entra em Olinda, sobe a cidade alta rumo a segunda parada:

Macaxeira da Noca
daqueles itens "bom e barato". Uma casinha de Olinda que você não dá nada, desce uma escadaria, se instala numa mesa de plástico dessas de boteco e chama por um dos filhos de Noca, já que essa tá na cozinha preparando nosso manjar.
As opções não são muitas: macaxeira grande e macaxeira pequena, sendo que a pequena dá numa boa pra 3 pessoas. O prato é duralex marrom, vem com muita macaxeira cozinhada (como dizemos), fatias de carne de sol e queijo coalho por cima. Simples e divino! Acompanha uma cerveja gelada ou uma coca na garrafinha, no copo americano é claro.
Na saída ainda vale um passeio a pé pelas ladeiras de Olinda para digestão, só não aconselho a ladeira da misericórdia, essa deixa pro carnaval mesmo...
Rua Bertioga, 243, travessa da misericórdia, Olinda

Agora voltando para Recife vamos ao nº 3:
Oficina Brennand
esse passeio é lindo. Uma viagem a outro mundo, nada ali é comum, até cisnes negros tem andando junto a você. É um museu, oficina, ateliê, fábrica de azulejos, com jardins, cisnes, poesias nas paredes. E ainda fica em meio a uma área de mata preservada.
OFICINA BRENNAND Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea
(no site da pra ter uma idéia do que é isso tudo)

A quarta parada é um dos lugares que mais vou quando estou em Recife
Planeta Johns
Pra mim, a melhor sorveteria que conheço! Vou lá desde que abriu, antes dela só a antiga frisabor da pça de casa forte. É uma sorveteria self service e tem além dos sabores básicos, sorvetes de todas as frutas da região, ex. mangaba, pitanga, caja, cupuaçu, pinha... Mas o meu preferido ainda é o de menta. Você enche um pote, ainda coloca um monte de besteira tipo farinha de castanha, biscoito, jujuba, calda etc e paga no máximo uns 3 reais, nunca passo disso. Tem coisa melhor?! É o programa perfeito pra aquela tarde de verão de Recife que você já sai do banho suado.
Avenida 17 de Agosto, 819, Casa Forte

e por último, um pouco mais tarde naquele horário de festa
Capitão Lima
um bar bem legal, que além de bons drinks abriga também festinhas de ótima qualidade.
Confesso que Recife é bem difícil pra bares. Cada ano que chego lá tem um novo bar da moda, a rotatividade é grande, e muitos dos bares são criados por temporada, quando o movimento na cidade aumenta muito.
Mas o Capitão, já está lá a um tempinho e parece firme, junto a ele também tem o Central, que também é ótimo (seria tipo um Filial pra São Paulo, onde você sempre encontra a elite intelectual, artística e criativa da cidade...). O Capitão divide a clientela e tem o diferencial das festinhas.
Essas sempre com som bom de Lala K, Bruno Pedrosa, Justino, Bahiano entre outros, vale também pular pro bar do lado e cair num show da Academia da Berlinda se der sorte. Felicidade garantida!
Rua do Lima, 102, Santo Amaro

E se ainda houver fôlego e espaço na agenda os bons pernambucanos te levariam dali pro Garagem, o bar mais trash, sujo, que toca rock nas madrugadas e quem sabe mais tarde, ou cedo, ainda tomava um café da manhã no mercado da madalena... Mas esses vão pra outra listinha, que essa acabou.

e pode me chamar que eu vou, eu vou!!

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Eu vou pesada de tanto comer, mas vou!

Daniel Boa Nova a dit…

Nossa!
Eu lembro dessa Frisabor... mto boa!

Querida, queria te apresentar uma pessoa.

Quando puder, me chama no msn.

;)

Carla Santos a dit…

As dicas são muito boas! Sou de Niterói e moro em Recife a 5 anos. O Garagem ERA muito bom!! Mas sinto informa-los que foi demolido e não foi reaberto. Uma pena! O som de lá era o melhor. Também tem a Casa de Banho, que é um restaurante que fica na entrada do famoso "Pau de Brennand". Tem uma vista espetacular e a comida tb é muito boa. ÓTIMO para uma tarde agradável com boas companhias.