jeudi, octobre 27, 2011

Um novo cientista da música


O cantor José Paes de Lira, mais conhecido como Lirinha, começou sua trajetória musical aos 12 anos declamando poesia de repentista em Arcoverde, cidade do agreste pernambucano. E depois de 11 anos a frente da extinta banda Cordel do Fogo Encantado, que teve três discos lançados e fãs fervorosos por todo o Brasil, o músico lança seu primeiro trabalho solo “Lira” (2011, Independente), lançado virtualmente em setembro passado através de seu site.

A sonoridade de “Lira” em nada se assemelha ao Cordel, a percussão e a teatralidade não são o foco e o que ouvimos é um som pesado, com guitarra bem marcada, mais roqueiro e com uma atmosfera quase obscura, que me lembrou o Radiohead em alguns momentos. Mas o canto declamado tão característico de Lirinha ainda está presente, mais suave e melódico, mas ainda marcante.

“Lira” tem grandes momentos de composição, assinadas em sua maioria pelo próprio Lirinha, e também algumas parcerias com os pernambucanos Jorge Du Peixe e Fábio Trummer, esse último divide letra e música da deliciosa faixa “Ela Vai Dançar”. A cozinha musical fica por conta dos ótimos músicos Neilton (Devotos), Bactéria (ex-Mundo Livre S/A) e Pupillo (Nação Zumbi) também produtor do disco, e nas participações especiais os cantores Angela Rô Rô, Otto, Junio Barreto, Luisa Maita, o guitarrista Fernando Catatau e a participação mais emocionante que é de João Diniz, filho de Lirinha, que encerra o disco com sua música My Life, cantada em inglês.


Estenderam os seus instrumentos na grade da casa
E falaram da glória do beat e o calor variável do som
Cientistas da música que eu sei
Os novos cientistas da música


Como canta na faixa “Sistema Lacrimal”, Lirinha cria um novo rumo, uma nova experiência para sua música e acerta em cheio. “Lira” é um álbum ao mesmo tempo forte e delicado e repleto de boas surpresas.





Lançamento:
Dias 27 e 28 de Outubro, às 21h00
SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – Tel. 5080-3000)
Ingressos: de R$ 6,00 a R$ 24,00


** texto publicado hoje no Uia Diário

Aucun commentaire: