jeudi, juin 16, 2011

Elefantes na Rua Nova

texto meu publicado ontem no Uia.


Elefantes na Rua Nova é o nome do primeiro álbum solo do músico e produtor pernambucano Caçapa, que une a tradição da música regional nordestina às técnicas de composição da música erudita, criando uma bela trama costurada pela viola dinâmica, instrumento utilizado tradicionalmente no repente.

Caçapa iniciou sua trajetória na música na década de 90 com a banda Chão e Chinelo, que também contava com o rabequeiro Maciel Salu e seguia a linha de bandas como Mestre Ambrósio e Cascabulho. Apesar da curta duração a banda deixou o ótimo disco “Loa do boi meia-noite” lançado em 1999. Nos anos seguintes Caçapa iniciou sua carreira de produtor e arranjador com trabalhos em parceria com a cantora paulista Renata Rosa, Tiné, Biu Roque e Alessandra Leão.

Esse lançamento celebra os 15 anos de carreira de Caçapa, e sintetiza toda sua experiência como músico e arranjador e suas diversas influências que vão do coco e do maracatu à música barroca de Sebastian Bach. Elefantes na Rua Nova traz Caçapa tocando três violas dinâmicas, com Alessandra Leão na percussão e Hugo Lins no violão baixo.

A música produzida por Caçapa é rica e delicada, e se distancia do conceito Armorial – movimento que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular – que ainda é muito explorado por grupos instrumentais de Pernambuco. Em Elefantes na Rua Nova Caçapa produz, com muita liberdade e sabedoria, música popular atual.

Para ouvir: http://www.cacapa.mus.br/

Aucun commentaire: