jeudi, mai 24, 2007

criar polêmica

A Usp e a Unicamp declararam greve de professores, funcionários e estudantes ontem. Talvez a Unesp entre nessa. Infelizmente. Se isso acontecer meu último ano universitário durará mais do que pretendia... Tá, pensamento egoísta o meu. Mas é um fato de que greve no ensino não funciona, é uma solução ultrapassada, ninguém sai ganhando. O governador tá pouco se lixando que 1% da população esteja parada, só os próprios alunos se prejudicam. Já uma greve de ônibus, de metrô isso sim funciona, porque sem isso a cidade pára, universidade não. Nada pára com as universidades em greve. Só as nossas cabeças pensantes... O que é até bom pro governo. Quanto menos gente pensando, mais massa de manobra, mais alienados. hahaha (perdoem-me o vocabulário, é que andei frequentando muitas "assembléias" nos últimos dias, e ouvindo muitos discursos fervorosos dos pstuzistas de plantão).
Eu realmente não suporto movimento estudantil. Já devo ter feito muito isso em alguma vida passada, porque hoje não tenho o menor saco. Talvez isso aconteça porque não me identifico por nenhuma questão trazida nessas militâncias, minha experiência na Unesp me fez perceber falhas muito mais essenciais no ensino, do que o reajuste salarial. Pra mim uma verdadeira reforma só dá começando tudo de novo, a universidade hoje é uma instituição falida. Pra quê serve? Pra formar pro mercado de trabalho? Pra criar uma consciência crítica, cidadã? Pra formar novos pesquisadores? bom, nada dessas coisas fica garantida hoje em dia por uma formação universitária, nem mesmo para os 1% da população que estuda em universidades públicas pagas por todos nós e consideradas as melhores do país.
Mas também não quero parecer uma conservadora horrorosa. Sei que atos como esses pelo menos agitam, faz se pensar, faz, ou tenta fazer com que a população perceba o que é feito com o dinheiro dela, e quem é esse idiota (chuchu) que colocaram no poder. Admiro os que tem força pra reivindicar, pra enfrentar o batalhão de choque, pra invadir reitoria, ainda mais no frio que tá fazendo. Mas acreditar... aí já fica mais difícil. Meu ceticismo não crê em mudanças assim, ainda mais numa forma que já foi usada e abusada nos últimos 40 anos e o saldo não foi lá muito positivo.

4 commentaires:

Lia a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Lia a dit…

gostei do texto, menina goiaba.
admiro os que vão a luta mas, também não creio que essas paralizações mudem alguma coisa.
nos achamos tão 'moderninhos', porém, usamos técnicas tãão ultrapassadas para reivindicar.

. a dit…

pronto. greve dada. ai, ai...

Dado a dit…

É pau. Greve que funciona é a da Polícia Federal. O Judiciário num precisa nem disso. Da Receita Federal num precisa sair no jornal, o Governo sente no bolso. Vê quanto esse pessoal ganha.

Tem que ter muita criatividade para fazer alguma coisa que chame atenção e repercuta para melhorar a Educação. Ultimamente, ninguém tem conseguido.

Só não concordo em dizer esse tipo de coisa: A universidade está falida. A universidade é uma merda, a academia pior ainda e é excelente quando a gente se acha e se apaixona e encontra um caminho por ali. Mas isso é em qualquer campo profissional.

O Parlamento não faliu. Acredite!