esse texto eu escrevi pro Uia Diário. Depois de ter escrito fui no show de lançamento do disco, foi lindo, ainda melhor ao vivo!
---
Após mais de 15 anos sem lançamentos a banda se reuniu novamente, por convite do integrante Geraldo Leite e lançam o disco “Sopa de Concha” (Biscoito Fino).
Sopa de Concha nasceu a partir de uma longa e minuciosa pesquisa de Geraldo Leite no acervo do Instituto Moreira Sales no Rio. Entre os achados estão registros das décadas de 30 e 40 gravados em 78 rotações e composições pouco conhecidas de Noel Rosa, Lamartine Babo, Luiz Gonzaga e outros. Com a seleção feita, Geraldo contou com a adesão imediata dos demais integrantes do Rumo para embarcar no projeto.
Mas essa pesquisa não começou aqui. Em 1979 o grupo lançou seu segundo álbum “Rumo aos Antigos” com regravações surpreendentes de composições pouco conhecidas de Noel Rosa, Lamartine Babo, Vadico e Sinhô, e é até hoje um dos álbuns mais bem comentados do grupo.
O Rumo foi criado em 1974 por um grupo de jovens alunos da Escola de Comunicação e Artes da USP. São eles: Paulo Tatit, Ná Ozzetti, Gal Oppido, Hélio Ziskind, Zécarlos Ribeiro, Pedro Mourão, Akira Ueno, Luiz Tatit, Ciça Tuccori e Geraldo Leite. Na década seguinte o grupo se tornou um dos ícones da “Vanguarda Paulista” ao lado de Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Foram 6 discos lançados e muitos prêmios em 20 anos de banda, em 1994 eles encerraram as atividades.
Sopa de Concha é grata surpresa. Tanto pelo retorno do grupo, quanto pelo repertório original. Destaque para as faixas “Sopa de Concha” de Alcyr Pires Vermelho e Pedro Caetano, “Pão Duro” de Assis Valente e Luiz Gonzaga e “Pão com Banana” de Cícero Nunes e Portelo Junior. E a música paulista agradece!
“se a vida fosse tão doce
como toda gente quer
seria sopa de concha
e açúcar de colher”
Para ouvir, saber mais ou comprar o disco: http://www.gruporumo.com.br/
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire